Notícias

Visita Multidisciplinar, uma prática da Intensiva que garante inúmeros benefícios ao paciente e a equipe

18/06/2021
Visita Multidisciplinar, uma prática da Intensiva que garante inúmeros benefícios ao paciente e a equipe

Uma de nossas “aglomerações” mais importantes é a visita multidisciplinar. Nossa equipe inteira do plantão reúne-se para discutir o diagnóstico e as estratégias de abordagem que estão sendo realizadas nos pacientes e define o que será feito dali para frente. O previsível seria o médico responsável apresentar o caso dos pacientes, na Intensiva as visitas geralmente são conduzidas pelos técnicos de enfermagem ou enfermeiras, profissionais que estão a par de tudo que se passa com o paciente, colhendo informações importantes como os sintomas relatados pelos mesmos e tratamentos médicos utilizados até o momento. Em seguida toda a equipe fica à vontade para complementar as informações e expor opiniões pessoais a respeito do caso. No final é feito o fechamento da discussão, sendo então definidas as estratégias que serão abordadas. 

 “Uma reunião como essa possibilita uma troca de experiências valiosa. Os olhares diferentes de cada profissional sobre o mesmo paciente permitem que a abordagem seja muito mais individualizada e ampla, e portanto aumenta imensamente nossas chances de ajudá-lo,” reforça Dr. Galeno Magalhães, médico intensivista e diarista da Intensiva, Unidade Hospital Agenor Paiva.

Para Dra Maristela Machado, Diretora da Intensiva, além dos benefícios voltados aos pacientes, a visita multidisciplinar é uma forma extremamente saudável de compartilhar dúvidas troca de experiências, havendo portanto um caráter de suporte mútuo entre os membros da equipe. “Esse suporte fortalece cada membro como indivíduo, e acaba por dar sustentação a um trabalho mais coerente e eficaz”, acrescenta Dra Maristela. 

Para Intensiva a visita multidisciplinar é a materialização de um conceito poderoso e motivador: Nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos.